Seguidores

TRADUTOR

segunda-feira, 24 de abril de 2017

VIVER DO PASSADO



Alguém disse que vivo do passado,
mas como não viver dele,
se é ele que me norteia,
que me mostra meus acertos,
mas principalmente meus erros.



Se é ele que me traz a experiência,
indicando-me caminhos tortuosos,
a reflexão me convidando,
para que me desvie,
estrada segura procurando.



Se é nele que estão,
as alegrias vividas,
que sorrir me fazem,
quando  a lembrança me vêm,
trazendo a emoção sentida.



Mas nele existe alguns pedaços apagados,
apagados com a borracha da fé,
que me trouxe a compreensão,
toda mágoa apagando,
libertando o coração.



Como não viver do passado,
se nele se encontra tanta gente querida,
alguns apenas passaram,
outros se assentaram,
até que a outra vida os chamou.



Saber extrair o melhor do passado,
dele novas forças gerar,
as lições positivas guardar,
assim pode do passado viver,
o que não pode é viver no passado.






Luconi
12-04-17

8 comentários:

  1. Todos nós visitamos e revisitamos o passado e dele temos saudades.Mesmo assim, não deixamos de o presente viver! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luconi, nada como o passado, nele estão o reflexo de nossos atos de hoje; nosso aprendizado, a formação do nosso caráter, nossa família de origem e o começo dos nossos sonhos. Belo poema, e retomamos, amiga! Que bom, um prazer grande vir aqui!
    Beijo! Uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. O passado é de fato o que orienta nosso sim e nosso não.

    ResponderExcluir
  4. Passado, é aprendizagem,
    É futuro, é presente.
    Por ele, segues viagem,
    Caminhando bem de frente.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  5. Luconi querida! Concordo contigo! Ninguém apaga seu passado, é impossível, as experiências vividas, sejam elas alegres ou tristes, são essências para nossa vida presente. Que saibamos aproveitá-las no decorrer da nossa existência, transformando-as em ensinamento para o nosso aprimoramento moral e espiritual.
    Profundo, sensível e muito belo o teu poema !
    Muita força, minha amiga. Deus não nos abandona !
    Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer: são essenciais e não essências como escrevi.

      Excluir
  7. Querida amiga Luconi
    Tem toda a razão, não se pode viver NO passado, mas, vivendo no presente, é bom nunca esquecer o passado, pois ele nos ajuda a prevenir e não cometer os mesmos erros.
    E as recordações? Há coisa melhor do que recordar um grande amor e os belos momentos que se viveram.
    Para quem, como eu, infelizmente perdeu o Amor da sua vida (está prestes a fazer cinco anos) só as recordações ajudam a suportar a dor e seguir em frente.
    E assim vamos vivendo.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO

LUCONI