Seguidores

TRADUTOR

sexta-feira, 27 de abril de 2012

QUEM SOU? QUEM SOMOS?




Quem somos? Será que alguém realmente sabe quem é?

Será que não nos escondemos por detrás de uma máscara?

Às vezes somos uma pessoa no convívio social, outra no trabalho e outra no lar, seremos falsos? Ou será que são pedaços de nosso eu, tudo junto compondo uma só pessoa.

Não, não sei, sei apenas que os princípios devem ser os mesmos em qualquer lugar, por eles devemos nos orientar, para não perdermos a nossa essência.

Penso ainda que exatamente no nosso lar é que deveríamos dar o melhor de nós como pessoas, é ali no seio da família que encontram-se os laços mais fortes, ali em primeiro lugar que deveríamos praticar o amor ao próximo, sermos mais benevolentes, mais humildes, menos egoístas e mais pacienciosos.

Penso ser muito fácil, passar um verniz e sairmos para o convívio da sociedade, usando de demagogia para conseguir amizades, passar uma imagem de bondade, ser o melhor amigo de todo mundo, enquanto no lar não temos às vezes paciência com os contratempos mais simples do dia a dia, nem uma palavra amiga para os que conosco convivem.

Não, tão fácil é manter o verniz em nosso trabalho, conviver com pessoas tão diferentes, cada uma carregando uma bagagem, deveríamos agir como irmãos, estar sempre prontos a lhes estender a mão, não dificultando o desempenho de ninguém.

No entanto a maioria só consegue ser bom para aquele que lhe mostra algum tipo de vantagem, sempre armado à espera de uma “puxada de tapete”. Agora quando se trata de chefia, engolimos qualquer sapo, somos obrigados, afinal trata-se do pão de cada dia. Realmente para mantê-lo às vezes não basta apenas cumprir a nossa parte, muitas vezes temos que fechar os olhos para muita injustiça, nada podemos fazer.

Até aí tudo normal, agora não é normal a pessoa que não consegue se impor em seu trabalho, ou que sofre qualquer tipo de injustiça, chegar em seu lar e descontar em cima dos que lá estão. Irritando-se com tudo, dando ordens, não querendo ouvir opiniões, ali ela tem que ser a chefe, para satisfazer o seu ego, é tão normal ouvirmos “Aqui a casa é minha eu mando”.

O servidor humilde virá um déspota, um juiz, ali ele satisfaz  todo o seu ego, pobre coitado, acaba isolado, ninguém mais nele confia, o amam sim, mas não o entendem, e da vida dos seus familiares pouco sabe.

Penso ser muito difícil nos equilibrarmos neste mundo, mantermos os nossos valores, sermos dignos em todas as horas, estarmos abertos para mudanças, esquecer da opinião dos outros e agirmos como manda o nosso coração, agirmos da mesma forma que aconselhamos os outros a agirem, tomarmos do nosso próprio remédio.

Bem eu gostaria de ser assim, mas acredito que estou longe de consegui-lo, e você?


Luconi

29-10-09

10 comentários:

  1. Esse equilíbrio é dificílimo de atingir, penso que, com o tempo, vamos aprendendo a geri-lo melhor mas não atingimos nunca todas as respostas para as nossas dúvidas existenciais. Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. É bem difícil mesmo e é por isso que temos muito a trilhar, na caminhada do aprendizado constante dessa vida! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia é difícil o simples "Ser"!
    Todos querem tirar algo de alguém...todos querem ser o que talvez já são, por vezes só não sabem como sê-lo. E há ainda aqueles que são aquilo que mais lhe convém. As relações complicam-se muitas das vezes por esse excesso de cansaço que trazemos da rua...tudo é difícil!
    Sabe Luconi, na minha vida nunca consegui agradar a muita gente, porque nunca tentei. Embora esteja longe de ser aquilo que poderia ser, ou aquilo que gostaria, uma coisa estou certa de que sou, aquilo que consigo ser tendo como base o que acredito e o respeito pelo próximo. Como sempre me dizia a minha mãe: "Quem faz o que sabe e pode, a mais não é obrigado!"
    Gostei muito deste seu post sem verniz, usando o verdadeiro da vida!

    Um grande beijo
    Sónia

    ResponderExcluir
  4. Somos aquilo que conseguimos realizar em nossa vida, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  5. Ei Luconi! Aprender sempre. Renovar diariamente é um dos difíceis caminhos do autoaconhecimento. Gostei. Bom fim de semana. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Minha Amiga Querida.
    Obrigada por ter me avisado estou muito feliz em saber que já esta m casa
    no aconchego do seu lar junto com seu amado.
    O meu telefone ficou sem funcionar voltou passava da meia noite
    achei tarde para ligar vim no meu blog vi seu recado.
    Agora vou dormir em paz sabendo que já voltou amada.
    Estou aqui basta um grito eu vou.
    Que Deus abençoe poderosamente a vida de vocês.
    E sou eu que agradeço o privilegio de ter uma amiga irmã .
    Sou grata a Deus por ter encontrado uma pessoa linda de alma e coração.
    Te ligo beijos minha amiga já estou com muitas saudades.

    ResponderExcluir
  7. Luconi, Querida

    Quem não consegue ser igual a si mesmo com simplicidade e Amor, jamais será um ser transparente capaz de ser humano em qualquer circunstância e lugar.
    Daí, ser-se diferente em cada momento do tempo.

    Beijos

    SOL
    http://acordarsonhando.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Sou uma mistura daquilo que sou com o que pretendo ser, a cada dia tentando sugar ensinamento de todo que me corre e ocorre a volta, seja o ruim ou o bom, pois ambos têm algo a nos falar.... Olá amiga Luconi passando para te desejar um doce final de semana... Ah! A Ilha vai brincar com as mães, teremos as brincadeiras caça ao coração de mãe e a colcha de retalhos, vais participar de alguma? Te espero na Ilha ou no chatilhando. beijos carinhosos no coração.

    ResponderExcluir
  9. Lindo texto Luconi.

    A vida equilibrada é o minimo que temos que conquistar para vivermos em paz e em harmonia em qualquer lugar. Em tudo se resume a palavra AMOR.
    Linda semana para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vivemos nesta constante procura Luconi,o fazer aos outros o que quero que me façam,talvez seja a grande jogada da vida.Dificil é,mas devemos perseverar.
    Nenhum dia é tão ruim que nos faça crer no amanhã.
    Carinhoso abraço de paz e luz.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO

LUCONI